top of page

O Sheltie

A origem da raça

É uma raça originária das ilhas Shetland, no norte da Escócia. Ao contrário do que muitos pensam não é uma miniaturização do Collie, sendo apenas aparentado com este. Acredita-se que a raça tenha se formado primeiramente dos antigos cães de pastoreio escoceses, o mesmo que deu origem ao border collie, do qual herdou a agilidade, boas angulações e alguns traços. Devido ao contado com povos nórdicos recebeu influencia dos cães de pastoreio nórdico, chamados Yakki, e dos Spitz da Islandia(Icelandic Spitz), mais provavel origem da cor preto e branca(bi-black). Alguns historidores ainda citam a influencia do Spitz alemão, durante a época de comercio com a Liga Hanseatica, e do King Charles Spaniel, com intenção de criar um temperamento voltado para companhia, mas de onde recebeu as indesejáveis orelhas pendentes com inserção baixa.

História da raça no Brasil

A raça chegou a America latina pela Argentina e Uruguai iniciamente, só depois veio a ser criada no Brasil em meados dos anos 60 com alguns cães, mas que não deixaram descendetes. Após isto, no estado do Rio Grande do Sul com sua tradição de pastoreio chegaram a surgir criações a partir de cães vindos do Uruguai e Argentina, mas novamente sem dar continuidade.

Temperamento, tratamento e cores 

Os pastores de Shetland, apelidados de “Shelties” pelos seus adimiradores, são cães alegres e vivos, considerados extremamente inteligentes e obedientes (6º colocado no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). São grandes pastores e são uma das raças que mais se destacam em provas de pastoreio e agility. É vigilante e alerta, além de ladrador e desconfiado com estranhos o que o faz um bom cão de guarda de alarme. Seu temperamento é doce e manso, muito protetor com os membros da família de maneira a ser uma excelente companhia para adultos e crianças desde que possa dispor de exercícios e distração (brincadeiras, treinos, passeios), ou podem se tornar entediados e destrutivos e conseqüentemente desenvolverem maus hábitos.

O Padrão FCI

APARÊNCIA GERAL:  pequeno cão de trabalho de pêlos longos, de grande beleza, de forma alguma rústico ou grosseiro. É de tal maneira harmonioso que parte alguma de seu corpo é desproporcional ao todo. A pelagem da juba e do antepeito é bem farta, a cabeça bem esculpida, a doçura da expressão contribui para a apresentação do
Shetland  ideal.

 

CARACTERÍSTICAS: alerta, meigo, inteligente, robusto e ativo.


TEMPERAMENTO: afetuoso e muito receptivo junto ao dono, reservado com estranho, jamais nervoso.

Copyright  © 2012  -  Pitusheltie's Kennel

 

bottom of page