top of page

A Origem da raça

É uma raça originária das ilhas Shetland, no norte da Escócia. Ao contrário do que muitos pensam não é uma miniaturização do Collie, sendo apenas aparentado com este. Acredita-se que a raça tenha se formado primeiramente dos antigos cães de pastoreio escoceses, o mesmo que deu origem ao border collie, do qual herdou a agilidade, boas angulações e alguns traços. Devido ao contado com povos nórdicos recebeu influencia dos cães de pastoreio nórdico, chamados Yakki, e dos Spitz da Islandia(Icelandic Spitz), mais provavel origem da cor preto e branca(bi-black). Alguns historidores ainda citam a influencia do Spitz alemão, durante a época de comercio com a Liga Hanseatica, e do King Charles Spaniel, com intenção de criar um temperamento voltado para companhia, mas de onde recebeu as indesejáveis orelhas pendentes com inserção baixa.

Além das diversas raças que provavelmente entraram na formação do pastor de Shetland, a seleção natural, sofrida no ambiente gelado e inóspito das ilhas Shetland, foi fundamental para o desenvolvimento da raça como a conhecemos hoje. Seu tamanho reduzido se deve ao fenômeno de “miniaturização insular” que faz com que espécies nativas de ilhas sejam menores que as espécies similares nativas de continentes. Quanto menor e mais isolada a ilha menores as criaturas que habitam nela. As ilhas Shetland, são conhecidas por serem o lar de diversas espécies pequenas como os pôneis Shetland, considerados a menor raça de cavalo existente atualmente, além de outras espécies como ovelhas e vacas miniaturizadas.

 

Estes cães eram animais rústicos sem qualquer preocupação com beleza, mas que realizavam bem suas tarefas. Desde de 1909 já eram chamados de collie dogs diferente do que se imagina este nome era dado aos cães de pastoreio devido às ovelhas de cara preta chamadas collies ou colleys, e não diretamente do cruzamento com a raça Rough Collie ou Collie de Pêlo Longo, que é conhecida assim até hoje.
Os shelties do incio dos anos 1900 não tinha a pelagem longa, alem disto tinham cabeças groseiras("had coarse heads"), orelhas baixas(low ears), olhos grandes(larger eyes), e não eram nem um pouco refinados como os collies de hoje.

 


 

Copyright  © 2012  -  Pitusheltie's Kennel

 

bottom of page